6.4.06

SENSAÇÕES, EMOÇÕES E SENTIMENTOS (PARTE2)


EMOÇÕES (ALEGRIA, AFETO, MEDO, RAIVA, TRISTEZA, CIÚME, CULPA)

As emoções são geradas no útero das sensações. Cada sensação gera uma ou mais emoções. Elas são um conjunto de manifestações físicas (alterações do batimento cardíaco, da frequência respiratória, do teor de oxigênio no sangue, nos tecidos, alteração da temperatura corporal, principalmente nas extremidades, alterações na velocidade de coagulação sanguínea, capacidade de resposta imunológica, funcionamento das glândulas supra renais e sistema endócrino, contraturas musculares...). Elas são também um conjunto de reações momentâneas, pois cessado o estímulo, tais reações tendem a desaparecer.
Não há como julgar as emoções, pelo fato de serem desencadeadas sem nossa escolha. O estímulo é quem determina a emoção a ser gerada, sejam eles reais ou virtuais. Não dá para julgar se as emoções são certas ou erradas, pois estas são apenas sentidas e manifestadas.
As emoções receberão a sua devida importância pelo indivíduo, de acordo com as suas experiências e espelhamentos. Exemplo disso:- A sensação de sermos julgados pelos outros pode gerar a emoção do medo que frequentemente desencadeia manifestações tais como, rubor facial, mãos frias, suando, ou até uma diarréia, dor de cabeça e assim vai...
Porém a grande encrenca é que nosso cérebro trabalha com as informações que recebe, mas não trabalha com o fato em si. Resultado é que essas informações reais ou virtuais(dependendo das crenças e das experiências do indivíduo), estarão gerando o mesmo tipo de emoção. Exemplo disso:- o medo pode ser gerado de um estímulo real ou virtual, não importa qual, o medo será sentido na mesma intensidade.
Porisso as emoções nunca são controladas, apenas sentidas e manifestadas. Por consequência não devem ser julgadas...

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Márcia!Agradeço tua visita e comentário em meu blog.Gostei de teu espaço,os assuntos são muito interessantes.Um abraço!

Anônimo disse...

Oi Márcia!Agradeço tua visita e comentário em meu blog.Gostei de teu espaço,os assuntos são muito interessantes.Um abraço!

Anônimo disse...

Oi Ma querida,
amei o seu blog! Vou passar aqui de vez em quando para ler as novidades...
esse texto que vc escreveu sobre o medo, me fez muito bem uma vez que sou uma medrosa de natureza, alias, meus medos aumentaram nos ultimos anos, enfim, um daqueles longos papos que morro de saudades de ter contigo enquanto vc puxa o meu pescoço, hehehhehehe
beijos,
Lu Boutin